A insônia é uma doença. Saiba mais!

Você costuma ter problemas para dormir? Essa dificuldade é persistente e acontece, pelo menos, três vezes na semana? Isso ainda dura mais do que 90 dias? Então, nesse caso, a insônia é uma doença.

Entenda mais sobre o que é esse transtorno do sono. Saiba também por que a insônia é considerada uma enfermidade perigosa.

O que é insônia?

Insônia é um distúrbio do sono que causa diversos males para a saúde. A pessoa que sofre com esse problema tem dificuldade para começar a dormir ou manter o repouso no decorrer na madrugada.

Os indivíduos que passam por essa dificuldade iniciam seus dias cansados. Logo, os sintomas imediatos são: mau humor, falta de concentração, baixo desempenho em suas tarefas e falta de energia.

Caso a pessoa não consiga dormir bem, ao longo do tempo ela pode desenvolver problemas perigosos como ansiedade, diabetes, doenças cardiovasculares e depressão. Isso o corre porque o organismo não consegue recompor suas funções e diversos hormônios importantes não são liberados. Com isso, a qualidade de vida é comprometida.

Quando não se realiza um tratamento contra a insônia, esse quadro pode evoluir para uma patologia crônica. Ou seja, nesse estágio, a falta de sono afeta tantas noites que se torna uma doença.  

Por que a insônia é uma doença?

A insônia é considerada uma doença quando persiste por mais de três vezes na semana com a duração superior a três meses. Assim, ela passa a ser chamada de insônia crônica e é reconhecida na medicina com os códigos seguintes:

  • CID 10 F51 – Transtornos não-orgânicos do sono devidos a fatores emocionais.

Sendo assim, quando os problemas para dormir são persistentes, é fundamental buscar ajuda médica. Passar por uma noite mais agitada faz parte da vida de todos, mas conviver com a insônia não deve ser rotina.

Quando alguém está com uma gripe, pneumonia, hipertensão ou outra doença imediatamente se recorre a uma medicação, não é? Então, por que quando se trata de uma dificuldade emocional é mais difícil procurar ajuda?

É um direito de cada pessoa ter um sono tranquilo e estar disposto para o dia seguinte. Por isso, busque formas de dormir melhor. Assim, você protege a sua vida e garante a segurança de todos, evitando um acidente ao dirigir ou operar máquinas de risco, por exemplo.  

 

Como vencer os problemas de insônia?

No estágio crônico, os problemas para dormir apenas podem ser tratados com remédios controlados. Há casos de pessoas que superaram o uso medicamentoso com soluções naturais, por isso é importante tentar diversas técnicas.

Sendo assim, é fundamental usar um método para acabar com a insônia ainda em sua fase inicial. Alguns exemplos são tomar chás relaxantes, usar remédios fitoterápicos e apostar na suplementação para dormir melhor.

Para ajudar deixe o quarto sempre organizado, escuro e silencioso. Além disso, durma com roupas, lençóis e travesseiros confortáveis. Ao criar um ambiente propício para o sono, dormir melhor será muito mais fácil.

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