Como a insônia afeta o cérebro?

Você sabe como a insônia afeta o cérebro? Existem muitos efeitos adversos de uma noite mal dormida. Além do péssimo humor no dia seguinte, essa dificuldade pode evoluir para um grande problema crônico.

Entenda mais sobre a forma que a insônia age em sua mente. Saiba também o que fazer para evitar que isso aconteça.

Quais partes do cérebro são afetadas pela insônia?

De acordo com uma pesquisa publicada pelo Daily Mail, um jornal britânico, a insônia atua em duas partes cerebrais importantes. O estudo foi feito por pesquisadores do Hospital Popular Provincial Guangdong No.2, localizado na China.

Os 23 pacientes analisados sofriam com um tipo de insônia para iniciar e manter o sono ou com insônia grave. Além disso, eles também não conseguiam ter um descanso reparador, tendo dificuldade para dormir há mais de um mês.

As imagens cerebrais vindas de scanners especializados mostraram a ação no órgão. Os resultados foram comparados com os exames de 30 pessoas sem problemas para dormir.

Sendo assim, eles detectaram que havia grandes diferenças entre a matéria branca dos dois grupos. Os insones sofriam danos severos nessa área responsável pela consciência, estado de alerta e pelo sono.

Outra lesão localizada foi vista no hemisfério direito. Essa parte atua no controle das emoções. Logo, é uma explicação para o humor deprimido das pessoas que sofrem com insônia.

Como a insônia afeta o estado mental?

Além dos danos causados diretamente ao cérebro, como visto na pesquisa, a insônia também age no bem-estar mental. Infelizmente, além de ser um problema que afeta a saúde física também pode ser muito prejudicial para a qualidade de vida. Veja quais complicações a falta de sono provoca.

Estresse

O estresse é um dos principais problemas causados pela insônia. Devido ao cansaço de uma noite em claro, todas as dificuldades comuns do dia a dia parecem mais desafiadoras.

Ansiedade

A ansiedade noturna é causada pelo desejo de dormir rapidamente. Quando o insone não consegue descansar, acaba ocasionando uma crise de ansiedade. Logo, por estar ansioso não pode dormir. É um círculo vicioso.

Lentidão

Com pouco repouso o cérebro não consegue trabalhar em sua capacidade normal. Dessa forma, a rotina fica prejudicada e há uma grande queda na produtividade no trabalho e nos estudos.

Desânimo

Por estar com pouca energia, as tarefas cotidianas parecem demandar muito mais esforço. Com isso, surge um grande desânimo para fazer atos rotineiros e até mesmo para manter um bom relacionamento com família, amigos, filhos e colegas.

Irritabilidade

Todas as consequências da insônia para a mente acabam deixando o insone muito mais irritado. Logo, ele acaba discutindo com as pessoas que gosta ou até mesmo em seu emprego. Por isso, uma simples noite sem dormir pode trazer consequências muito mais sérias do que se imagina.

Agora que você já sabe como a insônia afeta o cérebro, cuide mais da regularidade do seu sono. Uma boa solução é fazer uma rotina noturna tranquilizante e utilizar os suplementos naturais contra a insônia.

Os suplementos não causam dependência ou efeitos colaterais, como os medicamentos controlados. Além disso, o efeito é muito similar proporcionando noites de repouso muito mais agradáveis. Veja mais sobre os suplementos naturais contra a insônia.

Leave a Reply