Usar celular antes de dormir causa insônia?

Com a integração da tecnologia à vida humana, é cada vez mais comum dormir tarde. Algumas pessoas chegam a passar a madrugada utilizando seus smartphones. Porém, será que usar celular antes de dormir causa insônia?  

Entenda como a luz desse apetrecho atua no seu organismo. Veja também que alguns hábitos comuns, como assistir televisão antes de dormir, podem interferir em sua noite.

Como a luz do celular atua no organismo?

A luz emitida pelos smartphones interfere diretamente no organismo. Essa luminosidade inibe a produção do hormônio que causa o efeito de sonolência, a melatonina.

Durante o dia, o corpo entende que não é o momento de produzir essa substância. Porém, com o cair do dia a melatonina entra em ação. Isso faz com que o relógio biológico funcione de maneira correta.

Porém, a exposição à luz das pequenas telas (como celular, tablet e notebook) engana o metabolismo. Logo, o corpo entende que ainda é cedo e não produz o hormônio do sono. Esse detalhe provoca o problema de insônia em diversas pessoas.

Dessa forma, o cérebro permanece alerta durante a noite. Com isso, a dificuldade em dormir surge e interfere em diversas áreas da vida. Com poucas horas de sono, a produtividade no trabalho cai, o rendimento nos estudos é reduzido e a qualidade de vida também é prejudicada.  

Por que usar celular antes de dormir é prejudicial?

Devido a luminosidade, a produção de melatonina diminui drasticamente. Com os aparatos tecnológicos as pessoas estão em contato com luzes 24 horas por dia. Sendo assim, o cérebro não entende qual é o momento de desacelerar.

Dessa forma, deixar as luzes ligadas e utilizar aparelhos eletrônicos até a madrugada apenas faz mal para o organismo e causa estresse. Outro caso é o de muitas pessoas que costumam assistir televisão para relaxar antes de dormir. Contudo, o ideal é ficar longe de telas algumas horas antes de ir para a cama.

Essa confusão metabólica deixa a mente ativa mesmo quando já é noite. Assim, sem a melatonina para induzir ao sono é muito provável que a insônia apareça. Esse é o principal prejuízo de usar celular antes de dormir.

Além disso, resista à tentação de continuar utilizando o smartphone quando a falta de sono começar. Tal atitude apenas deixará a mente mais sobrecarregada e desperta. Por isso, procure soluções para a insônia, como beber um chá calmante, meditar ou ler um livro perto e um abajur.

Como a luz do celular atrapalha o sono tranquilo?

Os aparelhos com pequenas telas, como celular, emitem a luz LED. Logo, eles enviam uma grande luminosidade azul para o cérebro. A televisão, por sua vez, apresenta retroiluminação LED, também sendo fonte de luz azul.

Essa iluminação pode ser encontrada, ainda, em lâmpadas. A onda produzida por esses eletrônicos atrapalha o repouso. Por isso, a exposição noturna a eles pode ser uma das principais causas da insônia.

Ao saber que usar o celular antes de dormir pode ser uma da causa da insônia, é mais fácil cuidar desse problema. Evite o smartphone durante a noite e mantenha sempre uma boa distância entre olhos e a tela. Assim, você poderá dormir tranquilamente.

Gostou das dicas de hoje? Deixe seu comentário contando se já notou como o celular e outros aparelhos de pequenas telas alteraram seu ciclo de sono.

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